Wednesday, December 29, 2004

Vestibular

"Capitu parecia vencer-se a si mesma". Tantas questões sobre o mesmo trecho do mesmo texto, objetivas, gramaticais, enfim, resolvidas por milhares de jovens ou nem tanto. Objeto indireto pleonástico, repetição, ênfase e várias possibilidades. Não apenas a personagem machadiana, mas Ela vencia ou pretendia ou ( esta é a verdade, de fato) simplesmente desejava vencer-se a si mesma, Ela, que sempre acertara sem dúvida alguma todas as questões sobre tal frase ( e isto não era ganhar qualquer jogo, muito menos algo inerente a seu íntimo). Como queria que fosse fácil, e não subjetivo; gramática pura, não literatura, por mais que fossem fórmulas de difícil aplicação, ainda assim era muito menos desgastante ( quase doloroso) do que interpretar palavras lidas pela primeira ( ou décima ) vez, em primeira pessoa , ainda que em terceira. Para Ele, no entanto, era extremamente simples , e , se incorreto, desde que reconhecida a falha, tudo bem, aprende-se. Mas Ela desejava vencer e, pelo menos no que dizia respeito à dissimulação ( olhos de cigana oblíqua) , fazia-o a si mesma. Ela não diria enquanto Ele não dissesse e por que demorava tanto?

Meu bem, quero te falar das coisas pequenas e bobas e cotidianas sem-graça para esse teu super-cool world e você, que sabe muito ou ao menos aparenta - nada, não houve, mas não tive tempo anyway - e eu só queria um oi inesperado enquanto pela primeira vez eu não conseguia estancar o sangue e dizer que me apaixonei por aquela mulher ( não menina, e como quis tua pele num abraço e uma palavra piegas , mas não faz nosso estilo nem dura apenas o agora e você deixaria que eu escapasse entre teus dedos). Apenas não te importas com os olhos das moças sérias ( I can´t feel your lips undress my eyes - referências pop são superficiais o bastante - como queres - Sinto, mas não existe sentimento maduro. Há a distância ou o não-somos). Sinto muito, além da conta, como sempre.

Bentinho desconfiava de Capitu, mas a opinião da rapariga, diga-se, seu ciúme, seu afeto tolo, seu... jamais foram o foco da história. Ele é o centro. E se o contrário fosse?

Mulheres devem ter os olhos turvos de ressaca. Fora vencida.